Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alfacinha Vaidosa

Para seres insubstituível,precisas ser diferente.

Para seres insubstituível,precisas ser diferente.

Organiza o teu dia em 4 passos simples

Olá Vaidosas, constumam ter aquele pensamento

 

"O dia SÓ tem 24 horas e eu com tantas coisas para fazer?"

 

Pois é, eu também!

 

E esse pensamento até há bem pouco tempo atrás perseguia-me e deixava-me completamente desnorteada e sem saber o que fazer e por onde começar.

Por esse motivo e porque precisava mesmo de me organizar pois já estava a dar em doida com as prioridades todas trocadas e tempo desperdiçado em coisas que não têm o mínimo de rentabilidade para a minha vida decidi mudar e comecei à procura de métodos e técnicas fáceis de aplicar e que fossem práticas para o dia a dia.

 

1. Planear

 

Todos os dias tiro 10 a 15 minutos onde me sento com bloco ou uma agenda (normalmente enquanto bebo o meu café) e anoto todas as coisas que tenho para fazer naquele dia.

  • Fixo prioridades
  • Enumero tarefas
  • Estabeleço horários 

transferir.png

 

2. Fixar time-lines

 

Estabelecer janelas horárias para cada tarefa é muito importante pois dá-nos mais ou menos uma noção do tempo que gastamos a fazer cada uma das coisas. 

Este ponto leva-me a falar da Técnica Pomodoro que consiste na utilização de um cronómetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos. 

julia-pomodoro.jpg

 Carregando na imagem podem ver a origem desta técnica e como se processa passo a passo.

 

3. Eliminar distracções 

 

Estás a meio de uma tarefa e PLIMMM uma notificação do Facebook ou daquele jogo que gostas tanto, automaticamente paras o que estás a fazer e pegas no telemóvel e aquilo que era só uma olhadela rápida transforma-se em 15 ou 20 minutos a ver o feed ou "vou só sacar o bónus diário e vá já que aqui estou jogo um nível também não vai demorar assim tanto" e lá se vai a produtividade para as urtigas. 

A minha dica? Quando estiveres a fazer algo mesmo importante e que exige toda a tua concentração desliga os dados e coloca o telefone no silêncio até estar concluída a tal tarefa. Depois aproveita o intervalo para descontrair.

Botao Iphone_1.png

 

4. Dizer NÃO

O dia tem 24h e não conseguimos abraçar todos os projectos e todas as oportunidades que queríamos ou gostaríamos de elaborar.

Aprende a dizer NÃO aos outros mas sobretudo a ti mesmo/a pois quanto mais tarefas se acumulam menor a capacidade de resposta para cada uma delas.

Até porque nas 24h que o dia tem deve sobrar algum tempo para descansar e para viver!

dizer-nao-291x300.jpg

 

Estas são as 4 dicas de organização que espero que sejam tão úteis para vocês como são para mim.